Hoje vamos falar um pouco sobre um assunto sempre muito questionado no consultório: a toxina botulínica.
É usada desde 1980 para tratar uma série de doenças neurológicas, ortopédicas e oftalmológicas. Os dermatologistas usam com fins cosméticos desde 1987 e, também, para tratar o suor excessivo das axilas e das mãos (hiperhidrose). A toxina botulínica é uma substancia que atua impedindo a contração dos músculos causadores das rugas de expressão. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.
A toxina botulínica é indicada, na dermatologia, para tratar:
Geralmente não há uma idade para iniciar o uso da toxina (lógico que crianças e adolescentes estão excluídos), o que existe é a boa indicação, isto é, se você usa muito os músculos faciais e têm as rugas de expressão, aquelas ruguinhas que aparecem quando você sorri, ou leva um susto ou fica brava, você pode ter uma indicação de toxina botulínica para atenuar estas rugas. Também se as suas rugas já estão muito visíveis mesmo sem você se expressar, o que chamamos de rugas estáticas, a toxina pode não ser uma boa opção para você.
O tratamento é feito injetando-se superficialmente pequenas quantidades da toxina diretamente nos músculos que se quer relaxar. O procedimento é bem tolerado causando uma leve sensação de ardor e demora apenas alguns minutos, não havendo período de recuperação prolongado. Pessoas com maior sensibilidade podem usar pomadas anestésicas para diminuir a dor.
O efeito da toxina botulínica demora de 3 a 7 dias para aparecer e dura por volta de 4 meses (pode variar). Ele diminui aos poucos e, após vários, meses a pele volta a ter o aspecto que tinha antes de ser tratada. O tempo da reaplicação varia conforme o paciente. Após tratamentos repetidos o músculo tratado pode perder sua força, por isso os resultados são cada vez mais duradouros.
Alguns cuidados antes/depois da aplicação:
Efeitos indesejados:
Curiosidades