“A pele é o maior órgão do corpo humano”. É vital a nossa saúde e bem-estar. Ela corresponde a 15% do nosso peso corporal. Tem como principal função atuar como linha de defesa do organismo contra bactérias, fungos e vírus. A pele saudável mantém a hidratação e ajuda a manter a temperatura corporal.
A pele é constituída por três camadas: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária e a hipodeme, (subcutâneo, tecido gorduroso) mais profunda.
A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, dos micro-organismos e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas e células chamadas queratinócitos. Estas células, produzidas na camada basal mais interna, migram em direção a superfície da pele, amadurecendo e experimentando uma série de mudanças. Este processo, conhecido como queratinização (ou cornificação), faz com que cada uma das sub-camadas seja distinta.
A derme é composta basicamente por colágeno, vasos sanguíneos e nervos. Com isso, atua regulando a temperatura corporal, é responsável pelas sensações cutâneas e protege contra agressões.
Os principais componentes estruturais da derme são: colágeno e elastina, tecidos conjuntivos, que dão força e flexibilidade e são os componentes vitais para a saúde e a juventude da pele. Estas fibras estão impregnadas de uma substância tipo gel (contendo ácido hialurônico), que tem alta capacidade de fixar a água e contribuir para manter o volume da pele.
O estilo de vida e fatores externos tais como o sol e mudanças de temperatura têm um impacto nos níveis de colágeno e elastina e na estrutura da substância adjacente. À medida que envelhecemos, nossa produção natural de colágeno e elastina declina e diminui a capacidade da pele para fixar água. A pele parece menos tonificada e aparecem as rugas.
O tecido subcutâneo apresenta um papel de reserva calórica, isolante térmico e absorve choques externos. Ele modela o corpo e permite a mobilidade da pele em relação as estruturas adjacentes.
A pele saudável e sem problemas possui uma cor uniforme, a textura é lisa, bem hidratada e adequadamente sensível ao toque, pressão e temperatura. Quando a barreira natural da pele é alterada, sua função protetora e aparência saudável ficam comprometidas. Ela perde umidade, elasticidade e pode ficar seca, áspera, com rachaduras e/ou flácida. Ela torna-se cada vez mais sensível a influências externas (tais como sol e mudanças térmicas) e fica particularmente propensa às infecções.
Procure o seu dermatologista para manter a sua pele sempre saudável e jovem.
Fonte: Segredos em dermatologia (Fitzpatrick), Dermatologia (Azulay), Eucerin, SBD