A pele oleosa é causada pela superprodução das glândulas sebáceas, ocorre um aumento na quantidade de sebo na pele. Além da herança genética, que é um dos principais motivos, outros fatores também contribuem para esse problema, como as alterações hormonais, o excesso de sol, as variações climáticas e de umidade, o uso inadequado de produtos cosméticos, algumas medicações, algumas doenças, o stress e a alimentação inadequada, entre outros.
Algumas doenças podem estar relacionadas com a pele oleosa: acne (espinhas), dermatite seborréica, e hiperplasia sebácea.
A avaliação médica sempre é fundamental para um melhor tratamento.
Aqui algumas dicas para os cuidados com a pele oleosa:
- Lavar o rosto 2 a 3x ao dia (não mais do que isso!), com sabonetes específicos para pele oleosa;
- O uso de esfoliantes é útil, se não utilizado em excesso, umas 2 ou 3x por semana.
- Os adstringentes e tônicos sem álcool podem ajudar a acalmar e refrescar a pele, além de fechar os poros, mas também deve-se tomar cuidado para não sobrepor muitos tratamentos, a fim de não agredir a pele.
- Na hora de utilizar maquiagem procure produtos específicos para pele oleosa. Geralmente eles apresentam as seguintes palavras no rótulo: “não comedogênico”, “oil free”, “livre de óleo”, “efeito mate”, ou “textura light ou fluida”.
- Remova sempre a maquiagem.
- Pele oleosa não é desculpa para não utilizar o filtro solar. Cada vez mais encontramos versões específicas para a pele oleosa, que além de proteger da radiação UVA-B também ajudam a controlar a produção de sebo pela pele e tem efeito matificante.