A definição do contorno facial pode se perder com o passar do tempo. Isso ocorre por diferentes fatores: reabsorção óssea, perda do tônus muscular e perda de colágeno levando à flacidez da pele.
Os preenchedores dérmicos são utilizados para restaurar o volume perdido. Podem ser realizados na face, lábios, mãos e lóbulos de orelhas. Também podem auxiliar na correção de cicatrizes de acne e suavização de olheiras.
Um dos produtos mais utilizados é o ácido hialurônico, que é um elemento natural do nosso organismo, presente no tecido conjuntivo da nossa pele. Infelizmente com o envelhecimento, o ácido hialurônico na pele, diminui assim como o colágeno.
Os precursores de colágeno não constituem exatamente um preenchedor, mas sim um produto que será responsável por estimular o corpo a produzir seu próprio colágeno. Como exemplo temos o Ácido Polilático, que apresenta grande eficácia no tratamento contra a flacidez facial e corporal.
Os preenchedores podem ser usados em combinação com outros procedimentos estéticos para melhorar o resultado final, como o uso de toxina botulínica, peelings e lasers. O médico dermatologista é o responsável pela avaliação e melhor indicação para cada paciente.